A concessionária Águas de Timon recebeu vereadores, coordenação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Timon e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados ao Município (AGERT), nessa terça-feira (25). O objetivo foi apresentar e discutir, com base no diálogo, soluções para melhoria contínua na prestação dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto na zona urbana de Timon.
O diretor-presidente da Águas de Timon, Renato Medicis, destacou a universalização do acesso à água tratada. “Através do programa Timon Saneada 1, modernizamos eampliamos o sistema de abastecimento de água tratada, com investimentos superiores a R$ 26 milhões”. Na oportunidade, Medicis reconheceu pontos de melhoria e destacou a importância do registro de reclamações junto à concessionária. “Precisamos que as reclamações sejam direcionadas para a concessionária e registradas. Por isso, pedimos que o usuário relate o ocorrido e informe o número de matrícula ou endereço completo em nossos canais de atendimento, para agirmos na resolução do problema”
A concessionária apresentou o plano de ação que vem realizando para melhoria da qualidade da água. Os investimentos incluem a avaliação de consultores sobre a situação da rede de distribuição; limpeza de tubulação e reservatórios e implantação de sistemas de descargas em 56 pontos estratégicos do município – técnica prevista pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 12218.
Foi apresentado, por parte da empresa, planejamento a curto, médio e longo prazo para reduzir transtornos causados à população em determinados pontos do município, quando há interrupções programadas ou emergenciais no abastecimento de água tratada. Uma das ações a curto prazo é a utilização de ortopolisfosfato, produto que atua na dissolução de cálcio, magnésio e íons de ferro e manganês (responsáveis pela coloração escura), tornando novamente a água cristalina. Além de remover incrustações, o ortopolisfosfato impede a formação de novas, pois forma micro películas nas paredes internas da rede, sem alterar os parâmetros de potabilidade. O produto atende às Normas NBR 15007 e 15784 – ABNT e possui certificado de não tóxico, sendo produzido a partir de matérias primas de grau alimentício.
Integram ainda as ações, a passagem de Pig, dispositivo de diâmetro quase igual ao do interior do tubo, para arraste mecânico de incrustações, cuja utilização apenas ocorreem linhas que trabalham pressurizadas por bombas. A longo prazo, a empresa propôs a ampliação do reservatório localizado em frente ao Hospital Regional AlaricoPacheco, com capacidade atual de 500 m³ (500 mil litros) para 2000 m³ (2 milhões de litros). “Assim é possível quadruplicar a capacidade de reservação. Em caso de pequenas intervenções no sistema, seria possível suportar até 3h30 sem causar o desabastecimento imediato dos bairros centrais”, explicou o coordenador operacional Gabriel Buim.
O Presidente da Câmara classificou o encontro como positivo e de extrema importância. " Esta reunião foi produtiva, nós tiramos algumas dúvidas sobre as falhas que ainda ocorrem e ficamos felizes com a soluções apresentadas pela empresa para resolver o problema da água turva em curto, médio e longo prazo" disse o presidente.
A Águas de Timon colocou-se à disposição para discutir como pode ser avaliada uma forma de compensação aos transtornos que possam ser causados em determinadas regiões da cidade. A concessionária comprometeu-se também a encaminhar relatório mensal aos vereadores e reforçar a comunicação quanto a interrupções e investimentos.
O encontro foi avaliado positivamente pelos presentes, que conheceram melhor o sistema de abastecimento de água tratada da zona urbana de Timon, apresentaram propostas e questionamentos. Participaram da reunião os vereadores Adão da Ceasa, Anderson Pêgo, Antônio Nunes, Celso Tacoani, Chagas Cigarreiro, Helber Guimarães, Professora Cláudia, Ramon Júnior, Socorro Waquim, Tiago Carvalho, Uilma Resende, presidente da Câmara Municipal, e Zé Carlos Assunção.
Estiveram presentes representantes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Timon e AGERT, entidade que fiscaliza o contrato de concessão dos serviços públicos de água e esgoto da área urbana de Timon. Ao fim da reunião, os participantes conheceram o Centro de Controle Operacional – CCO, sistema inteligente que monitora, à distância e em tempo real, a distribuição de água tratada.
Investimentos - Por meio do programa Timon Saneada 1, a Águas de Timon inaugurou a Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, com capacidade de tratar 180 mil litros de água por hora; reformou e modernizou 41 sistemas de tratamento; substituiu 40 bombas; automatizou 40 painéis elétricos e implantou 46 mil metros de novas redes de água. A empresa conta com sede administrativa e loja de atendimento ao público.
Ao longo de 30 anos de concessão, a Águas de Timon vai investir mais de R$ 180 milhões em obras e serviços de abastecimento de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto. A meta é universalizar o esgotamento sanitário na cidade em 11 anos.
Social – Em dois anos de atuação, a concessionária já atendeu mais de 1670 pessoas em reuniões nos bairros, através do programa Afluentes, e beneficiou cerca de 850 com ações sociais. Mais de 1400 famílias contam com a Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta de água para famílias de baixa renda. (Assecom/CMT)